top of page

Melasma, conheça opções eficazes de tratamento


O melasma é uma disfunção estética causada pelo aparecimento de manchas castanhadas e irregulares na pele, geralmente o melasma no rosto é o mais comum, podendo se estender ao pescoço, braços e colo acometendo em sua maioria mulheres. Não há uma causa definida, sabe-se que está relacionado a fatores genéticos, hormonais, uso de medicamentos, cosméticos, endocrinopatias e principalmente a exposição solar.


Nem toda mancha escura no rosto é um melasma, então uma boa avaliação pode ajudar a entender o tipo de mancha e melhor tratamento. Aqui na Clinic utilizamos um recurso chamado luz de wood, que é um equipamento que consegue avaliar a camada inserida da mancha, e assim, em avaliação conseguimos definir melhores estratégias de tratamento e controle.


O melasma também é chamado de cloasma, quando ocorre no período de gravidez por pico hormonal.


Neste post abordaremos os seguintes tópicos:

  • Como ocorre o melasma

  • Quais os tipos de melasma

  • Como prevenir

  • Tratamento

  • Fotoproteção



*Fotos autorizadas pelos clientes. Procedimentos realizados na Clinic (não autorizado uso público). Por se tratar de organismos diferentes, não há garantia de resultado.





Como ocorre o melasma


O melanócito, uma das diversas células do nosso organismo, é o responsável por dar pigmentação ao melasma e a outros tipos de colorações do nosso corpo como pele e pêlos, quando há hiperatividade desta célula surge o melasma.


Normalmente o melasma está associado a picos hormonais que acabam interferindo na produção de pigmento. A gravidez é o momento que toda mulher fica ansiosa e preocupada pois é comum o surgimento dessas manchas nesse período da vida.


Em uma harmonização facial, observamos as manchas que dão um toque não acetinado a pele, e por isso recomendamos um clareamento para que elas fiquem bem discretas e enalteça a beleza natural do rosto.


Homens podem ter melasma, entretanto em mulheres a incidência é altíssima.


Quais os tipos de melasma


● Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).

● Melasma dérmico: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.

● Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

Há três tipos comuns de padrão facial de melasma, o malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandibular.





Como prevenir


Mesmo não sabendo ao certo qual a causa do melasma é possível trabalhar na prevenção com a fotoproteção. É imprescindível o uso de protetores físicos e químicos, como protetor solar preferencialmente com cor, pois estes são capazes de proteger da luz visível, reaplicando durante o dia, utilização de chapéus, óculos sombrinhas, guarda-sóis e toda medida que evite a exposição solar.


Tratamento


O tratamento consistem em um conjunto de medidas que visam estabilizar e amenizar o

melasma, dentre elas estão:


Ácidos a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico entre outros. Aqui na Clínic trabalhamos com o Vulcan Ice, um peeling químico específico para melasma. Ele é composto por um conjunto de ácidos divididos em três passos:


FASE 1: VULCAN ICE MAX Premium – Esfoliante Químico

Princípios Ativos: Ácidos Vulcânicos, Ácido Mandélico, Ácido Salicílico, Ácido Fítico e Butylresorcinol


FASE 2: VULCAN ICE MAX Premium – Atua na renovação e no clareamento da pele

Princípios Ativos: Ácido Glicólico, Ácido Tranexâmico, Wonderlight, Belides, Nanocápsulas de Vitamina C, Retinol Nanoencapsulado, Ácido Mandélico, Ácidos Vulcânicos, Ácido Fítico, Ácido Salicílico e Butylresorcinol.


FASE 3: VULCAN ICE MAX Premium – Proporciona clareamento, renovação e uniformidade à pele Princípios Ativos: Alfa Arbutin, Ácido Kójico, Albatin, TGP-2, Ácido Glicólico, Wonderlight, Belides, Nanocápsulas de Vitamina C, Retinol Nanoencapsulado, Ácido Mandélico, Ácidos Vulcânicos, Ácido Fítico e Butylresorcinol.


Ácidos Injetáveis

Trabalhamos também com os ácidos injetáveis, são um blend de ácidos que tratam a pigmentação do melasma de dentro para fora.


Um bom coadjuvante no tratamento são os skinboosters, nossa formulação é composta por ativos antioxidantes e clareadores, além de hidratantes, um fator muito importante na prevenção, tratamento e manutenção do melasma.


Alimentação

Talvez o tratamento e prevenção mais simples e acessível está neste tópico, A Alimentação, ingerir alimentos ricos em antioxiantes, vitaminas e minerais são fundamentais para qualquer ser humano, no caso dos que possuem melasma reforçar ainda com cápsulas orais a base de substâncias como Polypodium Leucotomos e Pycnogenol seria indicado.


O laser é um tratamento muito moderno que emite um milipulso que chega ate o pigmento e causa sua implosão. A partir dai o sistema imune de cada organismo vai captar esses fragmentos de pigmento para que sejam removidos.


atualmente os novos estudos pesquisam sobre a atuação da toxina botulínica, mais conhecida pela marca comercial Botox, sobre a atuação nas manchas e melhora delas. O mecanismo de ação ainda nao foi bem definido, mas temos resultados interessantes.


Fotoproteção


Utilização de protetor solar com fatores altos, preferencialmente que tenham proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB) Lasers e Luz Intensa Pulsada.

Existem alguns tipos de aparelhos que emitem energia luminosa e são capazes de atuar no

processo de degradação do melasma, porém é necessário muito cuidado em procurar um profissional devidamente habilitado pois o calor usado de forma errada é um dos ativadores do melasma.





CLIQUE NO BOTÃO E CONVERSE COM NOSSA ESPECIALISTA PELO WHATSAPP >>>





SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC

A Clinic é uma clinica de biomedicina estética especializada em harmonização facial, fios de sustentação e bioestimuladores de colágeno, alem dos protocolos corporais. Tem mais de 15 anos de experiência e profissionais extremamente qualificados. Sua cultura é valorizar a beleza natural de mulheres e homens com procedimentos de alto impacto e preço justo. Amamos receber depoimentos dos clientes e nos orgulhamos de nossas avaliações no Google e Facebook 5 estrelas.



Clinica de Estética avançada em São Paulo - Centro

Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista, Biomédica esteta, Docente de cursos, Palestrante sobre saúde e autoestima, Escritora de colunas para revistas de estética, CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética.


1.134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page