Peelings Orgânicos, Químicos e Mecânicos. Entenda qual a melhor indicação para cada caso



A palavra peeling vem do inglês e significa descamação. Este termo se tornou uma palavra sem substituição em português e utilizamos para tratar de diversos tratamentos faciais, ainda que não seja visível o processo de descamação.


É importante entender que cada tipo de peeling tem um efeito distinto e ele pode ser realizado para tratamentos faciais e corporais que vão desde tratar melasma e acne, até clarear olheira.


Vamos começar pelo inicio da historia para entender os tipos de peeling. Classificamos os peeling de acordo com sua profundidade sendo superficial, médio ou profundo e categorizamos em quatro principais grupos de acordo com sua composição:


PEELING MECÂNICO


Pelling mecânico dizemos de todo processo que não envolve ação de ativos químicos como formulações e cosméticos. Nesta categoria se enquadram normalmente os equipamentos que irão trabalhar através de uma ação mecânica sobre a pele.


Peeling de diamante é o peeling superficial mais utilizado aqui na clinica em procedimentos que antecedem uma limpeza de pele profunda ou uma boa hidratação. Trata-se de um equipamento de vácuo que possui uma ponteira diamantada (o nome se refere a isso, pois sua composição é de um diamante real) que irá funcionar como uma lixa. O vácuo suga suavemente a pele para produzir melhor efeito de atrito com a ponteira e assim promover a retirada do estrato córneo da pele. Essa é a camada mais superficial e realizando a sua remoção temos alguns efeitos como: afinamento da pele, remoção de manchas superficiais uniformização do tom da pele, estimulo de colágeno, facilita a entrada de cosméticos e ativos na pele, entre outros. Todos esses benefícios com a vantagem de ser um peeling delicado, que não provoca efeitos colaterais, não escama visivelmente e não necessita repouso. É indicado para todos os tipos de pele. O valor médio da sessão fica entre 80 a 150 reais de acordo com a clinica e todo protocolo envolvido.


Peelig de cristal você já deve ter ouvido falar ou até mesmo realizado. Normalmente o equipamento dele e do peeling de diamante são compartilhados, pois utilizam a mesma tecnologia de vácuo para aumentar o atrito com a ponteira. O diferencial deste peeling é seu sistema de jateamento de cristais sobre a pele. Ao mesmo tempo em que suga e também lança um jato de um pó que irá, neste atrito, promover a remoção da camada córnea. É recomendado para todos os tipos de pele, sobretudo as peles oleosas, uma vez que o cristal adsorve o excesso. O valor médio varia entre 100 a 180 reais.


Peeling ultrassônico é mais atual do que os outros citados anteriormente e também atua superficialmente na pele. Seu mecanismo de ação se dá pelas ondas ultrassonicas enviadas para a pele produzindo uma vibração capaz de mobilizar o sebo e estimular a renovação celular. É indicado para todos os tipos de pele especialmente para peles acneicas. Neste tipo de pele há um tamponamento dos poros com sebo e o peeling ira facilitar a remoção deste tampão facilitando a extração dos cravos e espinha. Ele não é dolorido, não apresenta escamação da pele e nem precisa de repouso. É associado aqui na Clinic na limpeza de pele profunda antes de realizarmos a extração que poderá ser manual ou extração a vácuo. O valor médio varia entre 100 a 300 reais.


PEELING A LASER


Nesta categoria conseguimos atingir camadas mais profundas da epiderme ajustando a potencia do equipamento. Todo laser tem seu mecanismo de ação a luz direcionada para atingir um alvo. Esta é a maneira mais lúdica de explicar que o feixe de lux lançado sobre a pele, de acordo com seu comprimento, irá buscar um cromóforo, que chamamos apenas de alvo. Cada tipo de laser tem uma característica e um alvo diferente.


Co2 fracionado é muito famoso especialmente pelos dermatologistas. Ele busca a agua da pele para neutralizar promovendo um processo de renovação celular. Este peeling é indicado para diversos objetivos, pois seu alvo é justamente a epiderme como um todo. Seu processo de escamação é visível e pós varia de 1 semana a 1 mês normalmente dependendo da profundidade aplicada. São necessários cuidados extremos também uma vez que seu processo de abrasão é intenso. Aqui na Clinic não trabalhamos com este método e damos lugar a outras técnicas como o microagulhamento quando a necessidade é a produção de colágeno e estimulo das células faciais.


Laser nd-yag apesar do nome, este laser na pele tem ação mais superficial. Ele visa o estimulo da pele e não a renovação proporcionada por lesão, como é o caso do Co2. Aplicamos uma mascara sobre a pele de carvão ativado e em seguida disparamos os feixes de luz que buscam o alvo do pigmento da mascara de carvão. Assim que ele encontra uma energia térmica intensa e em milissegundos é lançada e a promoção dos resultados se derá pelo aquecimento tecidual. é um peeling indicado para todos os tipos de pele especialmente as que buscam rejuvenescimento. Não sensibiliza a pele, não produz efeitos de escamação e não necessita de repouso. É chamado também de Carbon peel. Seu preço varia de 150 a 500 reais.


PEELING ORGÂNICO


Queridinho do momento são os peeling orgânicos. Seu efeito de ação se dá através de enzimas que reagem com a pele. Quando falamos de enzimas já entendemos então o porquê é chamado de orgânico: não possui elementos quimicamente criados. São enzimas extraídas de plantas normalmente e existe uma gama enorme de peelings orgânicos de diversas marcas. Por ser orgânico não significa, entretanto que são superficiais. Podemos alcançar níveis mais profundos da epiderme mesmo com estes peelings.


Aqui na Clinic o mais famoso entre nossos peeling é justamente um peeling orgânico, que é o Rose de Mer. Se te interessou vale a leitura do artigo exclusivo dele contando todas as complexidades que envolvem este maravilhoso peeling. Rose de Mer é a linha de produtos israelenses utilizado no famoso peeling do mar morto. Resumidamente, é um peeling extraído do mar morto e contem enzimas de algas trituradas basicamente. É indicado para promover uma escamação mais profunda na pele, onde vemos nitidamente as folhas da pele se soltarem e dar lugar a uma pele nova. É recomendado para todos os tipos de pele especialmente as que possuem cicatriz ou manchas de acne. Seu efeito é o afinamento da pele, clareamento e uniformização do tom da pele e o rejuvenescimento onde a lesão irá provocar um estimulo de produção das células da pele.


Trabalhamos também com o peeling orgânico Amazonico para casos onde o objetivo sera apenas renovação da pele superficial. E recomendamos todos os orgânicos a pacientes mais alérgicos onde o risco é reduzido.


PEELING QUÍMICO


Deixamos este por ultimo, pois aqui há uma infinidade de ativos químicos que promovem peeling na pele. Vamos entender que se trata de um ativo químico que tem uma ação específica na pele, e cada um deles atua de maneira diferente. Vamos falar um pouco dos compostos mais conhecidos e utilizados na estética facial. Alguns desses ácidos são normalmente encontrados em formulações cosméticas em pequenas concentrações, mas recomendamos fortemente que antes de utilizar qualquer produto contendo ácido procure um especialista em pele para ver se é a melhor opção para sua pele. O valor dos peelings químicos varia muito de acordo com o ativo aplicado mas fica em media 200 a 400 reais.


Ácido retinóico é um dos nomes mais famosos e muito utilizados. Sua ação é a renovação celular. Sua molécula permeia lentamente na pele e quebra seus ligamentos proporcionando então uma escamação que ocorre normalmente após o 3 dia e dura ate 1 semana. É recomendamos quando desejamos a troca de pele, como por exemplo, uniformização do tom de pele, renovação da cútis, estimula de células, clareamento de manchas e sardas e afinamento da pele. Aqui na clinica gostamos muito deste peeling por ser muito seguro e entregar um resultado muito satisfatório. É super indicado para todos os tipos de pele e um protocolo a ser realizado ao menos 1 vez por ano para manter a pele sempre em dia. O valor varia de 180 a 300 reais nas clinicas.


Ácido mandélico é o mais comum entre os tratamentos para pigmentos. Sua molécula grande faz com que seja bem lenta e segura a permeação na pele e ele atua no processo de formação de pigmento. Diferentemente do retinóico e glicólico, ele não tem ação queratolítica, ou seja, não escama a pele, somente atua quimicamente no processo que envolve a formação do pigmento. Aqui na Clinic não trabalhamos com este ácido pois temos técnicas mais avançadas de blend de peelings. confira no tópico abaixo.

Ácido salicílico é normalmente encontrado em cosméticos de uso continuo em produtos para pele acneica. Sua função é atuar na produção de sebo reduzindo cravos e espinhas. Também não tem ação queratolítica.


Hidroquinona não iremos aprofundar as explicações por se tratar de um peeling ao qual NÃO RECOMENDAMOS pelos diversos efeitos colaterais, cientificamente comprovados, produzidos na pele como efeito confete, e tóxicos para o organismo no geral. Normalmente recomendado para melasmas, é um peeling que deve ser substituídas por opções excelentes e mais seguras.


Fenol atenuado é um dos mais profundos peeling químicos e tem principal indicação a síntese de fibras para um rejuvenescimento intenso da pele. Ele atua nas camadas mais profundas da epiderme, apresenta alta escamação e sensibilização. Recomendamos afastamento das atividades por pelo menos 1 semana. A pele fica maravilhosa após todo processo e ameniza muitas linhas de expressão estáticas.


PARA MELASMA QUAL A MELHOR OPÇÃO?


Para melasma temos a opção de trabalhar com laser, com químico e com enzimático. Cada clinica opta pelo que julga mais eficaz e analisa individualmente as características de cada paciente. Aqui na Clinic temos um tratamento exclusivo no tratamento de melasmas que é um blend de ácidos incluindo peeling vulcânico.


Este tratamento é recomendado para melasmas resistentes e tem duração de 30 a 45 dias. O protocolo inclui sessões na clinica e uso de produtos em casa, que é fornecido pela clinica. Durante o tratamento a pele fica sensibilizada e avermelhada, entretanto não precisa se afastar das atividades diárias.


Para finalizar a sessão de aula de peeling reforçamos que não recomendamos peeling caseiros por apresentar alto risco de intercorrências.






Endereço: Avenida Ipiranga 344, 81 D

Seg à Sex: 9h às 21h

Sábado: 10h às 15h (quinzenal)

 

 

Contato Clínica:

(11) 3257-4391

(11) 97346-9977

Ativo 4.png
Ativo 2.png

Contato para cursos:

(11) 94329-1357

Ativo 1.png