top of page

Toxina Botulínica ou Preenchimento, qual o melhor e quais as diferenças


harmonização facial

Uma dúvida muito comum em clínica é a diferença entre toxina botulínica, conhecido pela marca comercial Botox® (laboratório Allergan),e preenchimento. As mais frequentes são: quais indicações, quantos mls de um ou quantas unidades de outro.

Ambos são utilizados com diferentes funções e sua associação é a cereja do bolo de qualquer procedimento.

A grande confusão da maioria das pessoas é achar que são a mesma coisa, quando na verdade são completamente diferentes em objetivos, áreas tratadas e resultado que entregam.


Neste post abordaremos os seguintes tópicos:

Para que serve e quais as indicações

Quando é ideal fazer

Contraindicações

Durabilidade dos resultados







Botox®: para que serve e quais as indicações?


A toxina botulínica popularmente conhecida como botox® é utilizada para o relaxamento da musculatura, mais especificamente as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando movimentamos a musculatura facial. As regiões mais comuns de aplicação testa, glabela (região entre as sobrancelhas) e ao redor dos olhos, também existem técnicas mais avançadas como por exemplo para diminuir queixo celulitico, sorriso gengival, rugas periorais, para levantar o canto da boca, diminuir a força do músculo platisma (responsável por puxar o rosto para baixo) técnicas terapêuticas como para bruxismo e enxaqueca. A quantidade de unidades varia muito de acordo com a força muscular e o músculo alvo, no geral a média é de 30 a 60 ui. Muitos pacientes têm dúvida sobre aplicação de botox® na boca, bigode chinês ou olheira, e nestes casos sempre indicamos o preenchimento, pois a toxina não tem poder de volumização, apenas de relaxamento.


Quando é ideal fazer o botox®?


Não existe uma idade ideal para iniciar o tratamento com toxina botulínica, mesmo porque a ideia é prevenir, então caso tenha muita força muscular e seja bem expressivo o quanto antes melhor, pois evitará a formação de rugas estáticas (aquelas que já marcaram a pele e necessitam de estimulo de colágeno).


Existem contraindicações?


Há algumas contraindicações relativas ao uso do botox®, como por exemplo uso de medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios, anticoagulantes, pessoas com condições neuromusculares, amamentação e gestação, inflamações na região, alérgicos a ovo (albumina) devem tomar cuidado especial pois existe uma toxina especifica para utilizarem.



CLIQUE NO BOTÃO E CONVERSE COM NOSSA ESPECIALISTA PELO WHATSAPP >>>



Quanto tempo duram os resultados?


Em bula a toxina botulínica nos informa uma média de duração de 3 a 4 meses, mas já tivemos casos de durações superiores como 5 a 7 meses, esse tempo é muito variável de acordo com cada organismo e hábitos, por exemplo, uma pessoa que pratica musculação regularmente força os músculos da face com maior frequência reduzindo o tempo de duração, o uso de medicações como os antibióticos podem reduzir também. É importante entender que os resultados não desaparecerão da noite para o dia, o processo é progressivo, a partir do primeiro mês já se inicia a queda do efeito e produção de novos neuroreceptores.


*Fotos autorizadas pelos clientes. Procedimentos realizados na Clinic (não autorizado uso público). Por se tratar de organismos diferentes, não há garantia de resultado.



Preenchimento: para que serve e quais as indicações?


Diferente do botox®, o preenchimento com ácido hialurônico tem o poder de volumização e sustentação. O ácido hialurônico é um gel totalmente biocompativel e absorvível com diversas densidades utilizadas de acordo com a necessidade de cada região. As mais comuns são: bigode chinês, lábios, olheiras, malar (maça do rosto), mento (queixo), mandíbula, nariz, têmpora, alguns pacientes têm dúvida sobre preenchimento de rugas na testa ou glabela, não recomendamos utilizar nestas regiões por conter vasos muito sensíveis que irrigam os olhos, podendo causar compressão ou injeção intra-arterial comprometendo a visão, caso seja necessário volumização ou amenizar linhas dessas áreas indicamos estímulo de colágeno com fios de PDO (especificamente o fio Filler para região de glabela), microagulhamento, peelings. Uma dúvida recorrente é a respeito de quantos mls são necessários para uma harmonização? Isso depende de qual objetivo e quais áreas estão com necessidade de volumização, por exemplo, geralmente para bigode chinês, olheira e lábio utilizamos 1ml para cada área, se for necessário definir contorno e ângulo de mandíbula no mínimo 4 mls para uma definição bem sutil, então somando seriam 8 mls.


Quando é ideal fazer o preenchimento?


Assim que identificado falta de volumização e estrutura facial, não existe também uma idade correta, varia muito de acordo com a necessidade individual e estrutura anatômica, mas é importante realizar assim que identificado para prevenção e se necessário associação com outras terapias como bioestimuladores de colágeno ou fios de PDO por exemplo.


Existem contraindicações?


As contraindicações são bem parecidas com a do botox®, gravidas e lactantes, uso de antibiótico ou anti-inflamatórios, lesões cutâneas, doenças imunológicas.


Quanto tempo duram os resultados?


Assim como a toxina a durabilidade do ácido hialurônico varia de organismo para organismo, em média de 8 a 12 meses, os hábitos também influenciam, fumantes degradam muito mais rápido, assim como má alimentação, falta de ingestão de água ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas, importante tratar da pele com uso de protetores e skincare no geral.


Então resumindo, qual o melhor preenchimento ou botox®...?


Ambos são ótimos, e atingem resultados diferentes, então a melhor pergunta seria, qual o seu objetivo? São as rugas que estão incomodando? Ou é aquela profundidade do bigode chinês? Na avaliação conseguimos analisar e identificar ponto a ponto montando o protocolo ideal para cada caso.



CLIQUE NO BOTÃO E CONVERSE COM NOSSA ESPECIALISTA PELO WHATSAPP >>>





SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC

A Clinic é uma clinica de biomedicina estética especializada em harmonização facial, fios de sustentação e bioestimuladores de colágeno, alem dos protocolos corporais. Tem mais de 15 anos de experiência e profissionais extremamente qualificados. Sua cultura é valorizar a beleza natural de mulheres e homens com procedimentos de alto impacto e preço justo. Amamos receber depoimentos dos clientes e nos orgulhamos de nossas avaliações no Google e Facebook 5 estrelas.



Clinica de Estética avançada em São Paulo - Centro

Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista, Biomédica esteta, Docente de cursos, Palestrante sobre saúde e autoestima, Escritora de colunas para revistas de estética, CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética.


463 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sculptra: O segredo do rejuvenescimento

Olá pessoal, aqui é a Drª Alline Ortiz da Clinic e hoje eu vou esclarecer pra vocês TUDO sobre os os Bioestimuladores de Colágeno. A partir dos 25 anos de idade as nossas células de colágeno, que são

bottom of page