top of page

Entenda como a endometriose afeta a fertilidade


Mas afinal, o que é endometriose? É uma condição inflamatória crônica que se causa pelo crescimento anormal de células do endométrio em que o tecido que reveste o útero cresce fora do mesmo, a estudos que diz que a endometriose também pode ser causada por, menstruação retrógada, falhas no sistema imunológico, stress e ansiedade excessiva.


Não tão comentada como deveria ser, essa doença atinge cerca de 15% das mulheres, muitas vezes é uma doença oculta, que demora para se aparecer sintomas e só é descoberta quando mulheres encontram dificuldade para engravidar. Esse descobrimento tardio causa infertilidade, por alterações imunológicas e hormonais e o acometimento das trompas. Alguns sintomas são: cólica excessiva, dor na relação sexual, alterações intestinais e urinárias com sangramento e como fator de risco mulheres cujo a mãe teve endometriose.


A infertilidade está presente em cerca de 50% das mulheres com endometriose cujo já está em um grau avançado da doença, por conta do endométrio a mucosa que reveste a cavidade do útero migra para os ovários e bloqueia a passagem, assim impedindo que os óvulos sejam alcançados pelo espermatozoides, porém após tratamento em alguns casos a mulher possa voltar a ser fertil.


A cantora Anitta veio a público e revelou que a 9 anos sofre intensamente com a doença sem a descobrir, que com o seu relato ajude diversas mulheres que estão passando pela mesma luta que ela, que não tenham vergonha, não ouçam a sociedade, que a culpa não é da mulher, que sentir fortes dores seja normal, que cistite de repetição é normal, inchaço seja normal e que já venha a se tratar desde o início.


Após exame ginecológico e ressonância magnética para o descobrimento da doença o tratamento pode acontecer por uso de medicamentos, cirurgia minimamente invasiva chamada laparoscopia ou em casos mais extremos uma cirurgia aberta, também sempre prezar por ter uma boa qualidade de vida, com uma alimentação saudável e prática de atividade física seja fundamental.




SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC

A Clinic é especializada em harmonização facial: toxina botulínica, preenchimento, fios de sustentação e bioestimuladores de colágeno; e harmonização corporal: aumento/preenchimento de glúteo, gordura localizada e estrias. Temos mais de 15 anos de experiência e nos orgulhamos de nossas avaliações no Google e Facebook 5 estrelas.

Nossa cultura é valorizar a sua beleza natural com procedimentos de alto impacto e preço justo.

Clinica de Estética avançada em São Paulo - Centro

Responsável técnico: Dra. Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista, Biomédica esteta, Docente de cursos, Palestrante sobre saúde e autoestima, Escritora de colunas para revistas de estética, CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page