REIKI
- Dra. Nathalia Souza Viana
- há 7 horas
- 3 min de leitura
No japonês, “REI” significa universal e se refere a parte espiritual, ilimitada e inesgotável que circunda todas as coisas. “KI” é energia vital individual, presente em todos os organismos (BECKETT, 2009).
O Reiki é uma terapia de cura vibracional, realizada através da imposição de mãos e equilíbrio energético dos chakras, promovendo uma sensação de relaxamento, bem estar emocional, alívio do stress e das dores, incluída em março de 2017 na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Sistema Único de Saúde, essa prática tem sua origem no Japão, pelo mestre Mikao Usui.

Mas como funciona?
Durante a prática do Reiki, o paciente fica deitado em uma maca, de olhos fechados, e reflete sobre cinco princípios: não sentir raiva, não se preocupar, ser grato, trabalhar com dedicação e ser gentil. Enquanto isso, o mestre reikiano realiza movimentos com as mãos sobre o corpo do paciente para canalizar as energias vitais universais, alinhando assim os chakras.
Benefícios
Disposição e sensação de relaxamento
Redução do estresse e ansiedade
Melhora da insônia e distúrbios do sono
Estímulo a concentração e ao equilíbrio emocional
Redução de dores físicas e desequilíbrios emocionais
Afinal, o que são os chakras?
Os chakras são centros de energia localizados ao longo da coluna vertebral. Eles têm a função de absorver a energia vital, distribuí-la pelo corpo, mente e espírito e, depois, liberá-la para o ambiente. O equilíbrio ou desequilíbrio desses centros pode se refletir em aspectos físicos, mentais e emocionais. Ao todo temos 7 chakras principais, sendo eles:
1. Chakra Básico (ou Primeiro Chakra)
De cor vermelha e localizado na região do cóccix, o chakra básico representa a ligação do ser humano com o planeta Terra. Ele é responsável pela vitalidade, pelos instintos mais primitivos, pelos impulsos sexuais e pelas necessidades básicas, como comer e dormir.
Quando está em desequilíbrio, pode causar sensação constante de insegurança, falta de ânimo ou apego excessivo ao mundo material.
2. Chakra Sacral (ou Chakra Umbilical)
De cor laranja, o chakra sacral é responsável pela manutenção do sistema reprodutor e está ligado aos impulsos criativo e sexual, representando o desejo de mudança e o prazer. Ele influencia a fertilidade, os impulsos sexuais e a capacidade criativa.
3. Chakra do Plexo Solar
De cor amarela, está localizado no estômago estando ligado ao sistema digestório, especialmente ao pâncreas, o chakra do plexo solar desempenha um papel importante na distribuição de energia e na comunicação entre mente e corpo. É considerado o centro do ego e do poder pessoal. Quando equilibrado, favorece a autoconfiança e a liderança. Já em desequilíbrio, pode gerar insegurança, egoísmo ou necessidade excessiva de controle.
4. Chakra Cardíaco
Possui cor verde e está localizado na região do peito, o chakra cardíaco energiza o sistema circulatório e o cardiorrespiratório. É o centro do amor e da compaixão, responsável pelos sentimentos afetivos e pelas relações interpessoais. Quando equilibrado, promove empatia, perdão e harmonia. Em desequilíbrio, pode causar bloqueios emocionais, solidão, mágoas ou até problemas cardíacos e imunológicos. A alegria e o amor fortalecem esse chakra.
5. Chakra Laríngeo
Localizado na garganta, o chakra laríngeo possui a cor azul clara e está ligado à glândula tireoide e à capacidade de comunicação verbal e corporal. Quando equilibrado, favorece a expressão clara e verdadeira dos sentimentos. Já em desequilíbrio, pode causar timidez, dificuldade de se expressar, insegurança ou problemas na garganta, faringe e laringe. Pessoas que “engolem sapos” com frequência tendem a ter esse chakra bloqueado.
6. Chakra Frontal (ou Terceiro Olho)
Conhecido como o “terceiro olho”, o chakra frontal possui a cor azul-índigo e está associado à visão interior, à concentração e à intuição. Ele revitaliza o sistema nervoso e estimula a clareza mental. Quando desequilibrado, pode causar dores de cabeça, problemas de visão, insônia ou dificuldade de foco. Em equilíbrio, amplia a intuição, a imaginação e a capacidade de compreender a realidade de forma mais profunda
7. Chakra Coronário
Localizado no topo da cabeça e na cor violeta, o chakra coronário é o centro da consciência e da conexão espiritual. Está relacionado à expansão da mente, à sabedoria e à sensação de unidade com o universo. Quando equilibrado, proporciona paz interior, clareza e inspiração. Já o desequilíbrio pode gerar confusão mental, falta de propósito ou desconexão espiritual.




