Terapia Capilar, entenda Queda e conheça todas opções de tratamentos não cirúrgicos



Toda e qualquer pessoa, independente de idade e sexo, exibe algum tipo de cuidado ou preocupação com os cabelos, afinal esse é um atributo importantíssimo na aparência física de um indivíduo e exerce grande influência sobre a sua autoestima. Porém, além da questão da aparência dos fios e do couro cabeludo, o aspecto dos cabelos consegue expressar como anda a saúde da pessoa e, inclusive, nos auxilia a entender o que está causando a queda dos mesmos, que nem sempre está ligada ao estresse ou à doenças.


Atualmente, são inúmeros os agentes que podem agredir os fios diariamente como, por exemplo, a exposição solar exacerbada, a poluição, os procedimentos químicos (des/coloração, mudança de textura, etc) ou mecânicos (secador, chapinha, etc), maus hábitos (tabagismo, má alimentação, insônia), pós cirurgias, deficiência nutricional, problemas hormonais, entre outros. Portanto, a falta de hábitos saudáveis de vida e/ou o uso indevido de substâncias químicas podem contribuir, e bastante, para a ocorrência de queixas mais frequentes como o excesso de oleosidade, caspa e seborreia, porém as principais são a queda de cabelo e alopecia.


Desse modo, a fim de prevenir essas situações (ou até mesmo tratá-las), existem diversos procedimentos estéticos que podem auxiliar no cuidado e na terapia do couro cabeludo e cabelos, minimizando o efeito das agressões e recuperando a saúde e a beleza dos fios. O sucesso do tratamento capilar, entretanto, é multidisciplinar, ou seja, não consiste apenas no procedimento realizado em si, mas também do comprometimento do paciente de seguir todas as orientações do profissional e não abandonar o tratamento, sendo imprescindível que a periodicidade e a duração estabelecida da terapia sejam respeitadas.


Os principais tratamentos da terapia capilar são o uso de medicamentos tópicos, suplementação oral (vitaminas), carboxiterapia, microagulhamento, mesoterapia, fotobioestimulação, entre outros. A escolha de qual método será utilizado e quantas sessões serão realizadas dependem da avaliação e do diagnóstico realizados pelo profissional.


Medicamento de Uso Tópico:

É um dos primeiros passos nos tratamentos capilares, sendo considerados de fácil uso e poucas limitações, além de funcionar em maioria dos pacientes. A base do medicamento geralmente inclui a substância Minoxidil, que apresenta uma capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo da região, promovendo um maior aporte de nutrientes para os folículos e, consequentemente, auxiliando no fortalecimento dos fios.

A fórmula pode ser mesclada junto a fatores de crescimento capilares, nutritivos, inibidores de diidrotestosterona, entre outros, porém cada profissional pode recomendar uma manipulação de substâncias, veículos e concentrações diferentes.

O uso do produto deve ser permanente para obtenção de resultado, entrando na rotina de cuidados com o cabelo, e quando há uma boa resposta, o resultado poderá ser visível em 3 a 6 meses com o crescimento de cabelo em folículos que estavam previamente dormentes ou em fase de crescimento lento.


Carboxiterapia:

Este tratamento vastamente utilizado em procedimentos corporais, também pode ser inserido em protocolos de tratamentos capilares. Essa técnica baseia-se na aplicação de anidro de gás carbônico (com fluxo e volume limitados) para estimular a microcirculação local e aumentar o aporte sanguíneo do couro cabeludo. O seu mecanismo de ação em terapia capilar não é 100% compreendido, porém entende-se que a vasodilatação causada pelo procedimento atua no crescimento dos folículos pilosos.


Microagulhamento:

O microagulhamento é uma técnica realizada com um pequeno rolo que possui inúmeras microagulhas (ou uma caneta com ponteiras descartáveis), que ao deslizar pelo tecido do couro cabeludo ocasiona diversas microperfurações com finalidade de: 1- ativar a circulação sanguínea e criar um estímulo inflamatório no local, induzindo as células a formar colágeno e queratina (o plasma presente no sangue também libera fatores de crescimento), e 2- facilitar a penetração e permeação de ativos (medicamentos, loções bioestimuladoras, etc) que possuam capacidade de estimular o crescimento dos folículos pilosos.

A periodicidade do tratamento desta técnica segue um intervalo de 15 a 20 dias entre uma sessão e outra (dependendo do protocolo adotado), sendo indicados pelo menos de 6 a 10 sessões para obter resultados visíveis. O procedimento pode levar de 40 minutos a 1 hora e é provável que o paciente precise evitar a exposição solar e tomar cuidados extras ao lavar o cabelo até o dia seguinte do procedimento.


Mesoterapia:

A Mesoterapia é um procedimento minimamente invasivo que consiste na injeção intradérmica de ativos específicos (fatores de crescimento, vitaminas, aminoácidos, coenzimas, anti-androgênicos, etc) no couro cabeludo com diversas finalidades: evitar a queda capilar, promover o crescimento e/ou nutrição folicular, etc. O objetivo dessa técnica é atuar de forma mais pontual e localizada.

A quantidade de sessões pode variar de cada paciente e de sua necessidade, porém geralmente são indicadas por volta de 6 a 10 sessões com intervalos de 10 a 15 dias.





Fotobioestimulação (ou Ledterapia):

Não invasivo e indolor, o tratamento com a luz de baixa frequência (LED) atua principalmente penetrando no local de ação, atingindo as células e estimulando o seu metabolismo, o que acarreta no aceleramento da divisão celular do epitélio e aumento da fase anágena dos folículos (fase de crescimento dos fios). Este procedimento também promove nutrição e oxigenação capilar, fortalecendo a haste dos fios e tornando-os mais estruturados e encorpados, além de, também, potencializar a permeação de ativos e possuir ações fungicida, bactericida e anti-inflamatória.

O tratamento é realizado em sessões que duram por volta de 20 a 30 minutos semanais durante 3 a 6 meses, dependendo da indicação do paciente.

Na Clinic, todos os pacientes passam por uma consulta e avaliação personalizada. Através de uma anamnese detalhada e minuciosa aliada ao conhecimento técnico e científico de nossas profissionais, será possível identificar as diversas alterações que possam estar ocorrendo no couro cabeludo e, assim, estabelecer o melhor método, abordagem e formulação do tratamento a ser realizado.











Endereço: Avenida Ipiranga 344, 81 D

Seg à Sex: 9h às 21h

Sábado: 10h às 15h (quinzenal)

 

 

Contato Clínica:

(11) 3257-4391

(11) 97346-9977

Ativo 4.png
Ativo 2.png

Contato para cursos:

(11) 94329-1357

Ativo 1.png