Gordura na papada? Conheça a famosa enzima de papada

Atualizado: Jul 6

O excesso de gordura submentual (papada), por vezes referido como “queixo duplo”, é

uma condição estética facial, extremamente resistente à perda de medidas mesmo em dietas e exercícios físicos, e é um fator que afeta uma ampla gama de homens e mulheres.

Essa característica pode ser influenciada por vários fatores, como o envelhecimento, genética e ganho de peso. O excesso de tecido adiposo nessa região é considerado um depósito de gordura não patogênico, porém é apontado como uma estética desagradável ao perfil, além de ter um impacto negativo no bem-estar do indivíduo.

Até pouco tempo atrás, os pacientes que desejavam melhorar o contorno da região

submentual deviam submeter-se à procedimentos cirúrgicos e/ou à lipoaspiração localizada, procedimentos invasivos que estão associados aos riscos gerais de uma anestesia, infecções, sangramentos excessivos, cicatrizes, etc. Além disso, a procura por procedimentos minimamente invasivos que possuam poucos riscos de intercorrências e que não atrapalhem na rotina e no dia-a-dia dos pacientes têm sido cada vez mais procurados. A lipólise de papada através da Mesoterapia é uma opção viável de tratamento não cirúrgico para redução dessa gordura, apresentando significativa melhora na autoestima, além de conferir aparência mais jovem e confiante.

O procedimento de mesoterapia para lipólise de papada é realizado através da aplicação de Ácido Deoxicólico - substância de ocorrência natural do nosso organismo, proveniente de sais biliares - em múltiplas microinjeções na região a ser tratada. Essa substância é responsável por causar uma resposta local no tecido, estimulando a quebra dos adipócitos (células de gordura) ao romper suas membranas e recrutando macrófagos na região da papada para realizar o metabolismo desses detritos. A aplicação seriada desse medicamento (em algumas sessões de tratamento) resulta em uma melhoria na aparência da área submentual, eliminando totalmente a gordura presente.

Na Clinic indicamos a realização de aproximadamente 3 a 6 sessões da lipólise de papada para o alcance de maior eficácia dos resultados, com um intervalo de 20 a 30 dias entre cada uma. Uma vez que a área submentual é bastante sensível comparada às outras áreas corporais, pode ocorrer certo grau de inflamação que leva a um edema moderado. O repouso de 30 dias da região é justamente recomendado para que a área de tratamento possa desinchar completamente antes da próxima aplicação. O uso de faixa compressora ou micropore à noite, juntamente com uma drenagem local ou execução de Ledterapia, pode auxiliar no processo de desinchaço mais rápido da papada. As sessões de lipólise por diversas vezes podem ser intercaladas com algumas sessões de Radiofrequência que possam auxiliar no quadro de possível flacidez comumente associada na região. Em casos em que a flacidez do tecido é exacerbada, o procedimento de lifting com Fios de PDO é mais recomendado.

Os maiores efeitos adversos comuns que podem ocorrer após a aplicação do Ácido Deoxicólico na região submentoniana incluem edema (inchaço), hematomas, vermelhidão,

dormência e endurecimento. Como o Ácido é responsável por causar um processo inflamatório na região, o edema é inevitável para a redução da gordura submentoniana, e o uso de anti-inflamatórios para o alívio de sintomas deve ser evitado, uma vez que estes medicamentos podem atuar modulando de forma desfavorável os efeitos do procedimento.

Como todo procedimento minimamente invasivo, a lipólise de papada também requer capacitação profissional para ser aplicada, uma vez que o risco de uma injeção errada pode acarretar vários problemas como a disfunção marginal do nervo mandibular e necrose.

Algumas contraindicações como pacientes grávidas, lactantes, ou que possuam alguma

infecção e/ou cistos no local, ou nódulos tireoidianos (como o bócio) devem ser levados em consideração.

Por fim, este procedimento destina-se, principalmente, à pacientes que têm excesso de gordura submentual e não para pacientes que possuem outras condições na região cervical (pescoço) sem gordura local proeminente. De fato, em alguns casos pode haver um certo desmascaramento da flacidez presente ou mesmo exposição de bandas proeminentes do músculo do platisma. Neste caso, tratamentos com Ultrassom ou Radiofrequência (ou até aplicação de Toxina Botulínica em casos de hipertrofia de músculos platismais) podem ser considerados para tratamento complementar. De forma geral, o uso do Ácido Deoxicólico para indução de lipólise de papada é uma modalidade terapêutica não invasiva interessantíssima para conferir um maior apelo à harmonização facial de um paciente.

O Preço do procedimento pode variar de acordo com cada caso e sessões. Este tratamento apresenta resultados rápidos com poucas sessões. Aqui na Clinic varia entre 200 a 300 a sessão em média.

#Enzimas #biomédicoesteta #harmonia

Seg a Sex: 9h às 21h