Embora existam diversos tipos de procedimentos indicados para realizar remoção de pigmentos na pele como a tatuagem e micropigmentação, o laser se tornou definitivamente o tratamento padrão ouro nesse quesito, pois é a alternativa mais eficaz, de baixo risco, sem muito trauma na pele, e a chance de efeitos colaterais é mínima. Este método atua nas tatuagens pretas e também nas coloridas.
COMO FUNCIONA
Primeiro vamos entender sobre a tecnologia de laser. Todos os lasers emitem comprimentos de onda que buscam o que chamamos de cromóforo alvo. Em linguagem mais simples dizemos que cada comprimento de onda (ou cor) emitida por um sistema de laser tem um alvo definido, e os pesquisadores sempre estão em buscam de compreender como cada tipo de célula ou “alvo” se comporta com cada comprimento para buscar saber qual o ideal.
Sabemos por exemplo que o laser de depilação tem seu “alvo” a melanina do pelo e o vaso que o alimenta. Então quando acionado por eletricidade ele libera energia luminosa, o laser, que ira buscar seu alvo. É fácil entender agora o porquê ele é seletivo, pois ele só atua em seu alvo sem lesionar outros tecidos.
O mecanismo de ação do laser para remoção de pigmentos se dá através da fragmentação do pigmento em micropartículas, facilitando a fagocitose dessas partícula pelos macrófagos do nosso organismo e sua posterior eliminação através do sistema linfático. De maneira mais simples e resumida de entender, o laser busca pelo alvo que é o pigmento e manda uma energia térmica muito forte que quebra o pigmento em vários pedacinhos, fazendo com que a remoção, pelo próprio sistema de defesa da pele remova essas partículas.
No caso, dizemos que o laser é apenas um coadjuvante do processo de eliminação. A eficiência e o sucesso do tratamento depende de diversos fatores como o sistema imunológico do indivíduo, qualidade/quantidade da tinta e a profundidade em que a mesma foi depositada. Os pigmentos de maior facilidade de remoção são de coloração preta, marrom, vermelha, cinza e azul/verde escuro.
QUAL MELHOR LASER
Existem vários tipos de laser que removem tatuagem, mas o mais especifico é o laser de Nd-yag Q-switched. Trata-se de uma emissão de energia térmica em milissegundos. Isso faz com que essa energia seja rapidamente dissipada sem correr o risco de queimadura na pele ou células que não eram o foco. Aqui na Clinic, depois que adotamos o laser Nd-yag eliminamos todos os outros métodos de remoção, seja com plasma ou despigmentação.
QUANTAS SESSÕES REALIZAR
O procedimento pode ser realizado em apenas uma ou em várias sessões com intervalo de, no mínimo, 30 dias. É difícil prever o número de sessões necessárias para a remoção total dos pigmentos, mas geralmente na sessão inicial é possível produzir uma resposta mais forte do que as sessões seguintes onde há sempre menos pigmento no local dificultando a leitura do laser.
LASER DÓI?
A sensação do laser é de leve desconforto e queimação, que podem ser suavizados com uso de anestésicos tópicos ou locais. Os efeitos pós-procedimento de laser mais comum são edema (inchaço), vermelhidão, púrpura (pequenas vesículas de sangue) e leve descoloração de pelos.
O procedimento pode levar a pequenas cicatrizes na região quando o paciente não cuida direito no pós.
REMOÇÃO DE MICROPIGMENTAÇÃO
Para remoção de micro temos resultados incríveis, e muitas vezes com apenas 1 sessão o paciente já pode fazer uma reconstrução mais delicada e moderna de sua micro.
VALOR
O valor da sessão vai depender do porte e localização da clinica. Além disso, a quantidade de sessões propostas pode alterar o valor quando se faz um pacote. O tamanho da tatuagem será o fator decisivo. A média de valor é a partir de 150,00 para tatuagens pequenas, e vai subindo de acordo com tamanho.
Realizamos atendimentos em São Paulo.
Deseja saber mais sobre o procedimento? Entre em contato conosco por:
Telefone: (11) 3257-4391
WhatsApp: (11) 97346-9977
E-mail: atendimento@clinicspa.com.br
Comments