As temidas Celulites. Descubra seu grau e a melhor forma de tratar

Atualizado: Jan 24






A celulite é a queixa mais comum entre as clinicas de estética. É também um dos tratamentos mais complexos, pois tem causas multifatoriais e muitos profissionais tem dificuldade de identificar seu tipo e grau.


É importante saber que existem cuidados que você poderá tomar para que evite ou melhore seu quadro de celulite.


Vamos entender um pouquinho mais desse problema tão comum entre as brasileiras.

A nossa cultura valoriza o bumbum bonito e isso traz muitas clientes até as clinicas. Mas além deste aspecto gostamos de salientar que o tratamento e cuidado são importantes para que não se agrave e transforme um problema estético em um problema de saúde.

Quem tem um grau elevado de celulite sabe a dor que sente ao palpar e ate ficar por tempo prolongado sentado.


A PELE

A pele é o maior órgão do corpo e é formado por duas camadas, a epiderme e a derme, e logo abaixo dela se encontra o tecido adiposo, que é o nosso reservatório de energia através da gordura.


Nesse tecido adiposo, além das células de gordura, também encontramos diversas estruturas corporais como vasos sanguíneos, inervações, e as fibras que compreendem as células em grupos. Aqui esta o ponto chave para entender o porquê as mulheres apresentam celulite enquanto os homens não.


Funciona da seguinte maneira, nas mulheres essas traves de fibras que ligam a pele ao músculo logo abaixo da gordura estão dispostas de forma perpendicular. Logo quando temos um aumento de gordura, o tecido de expande, porém a trave segura. Isso provoca aqueles famosos furinhos, chamados de casca de laranja.


Já nos homens essa trave esta disposta em formação obliqua, logo mesmo que o tecido de gordura se expanda as traves puxam toda a pele para baixo forçando a gordura de forma homogênea para baixo em direção ao músculo, então não aparece nenhum desnivelamento e irregularidade.


TIPOS DE CELULITE

Entendido sobre a pele, notaremos que a celulite é um problema multifatorial. Ela pode ser formada por causas isoladas ou combinadas. Existem 3 causas principais para sua formação:


Gordura localizada

Como vimos, uma das causas é o aumento de gordura. Acontece que o adipócito, que é o reservatório de energia do corpo, aumenta devido aumento de ingestão calórica e pouco uso da mesma, que traduzindo em outras palavras é comer demais e se exercitar de menos, numa proporção que causa um acumulo maior de energia armazenada nas células de gordura. Uma vida sedentária, um metabolismo lento e algumas doenças contribuem para piora deste quadro. Clinicamente chamamos este tipo de celulite compacta.


Retenção de liquido

Seguindo a mesma concepção de aumento de volume destacamos a retenção de liquido no tecido. Esse aumento de volume faz com que haja expansão do tecido e fiquem nítidas as traves. Este tipo é chamado de celulite edemaciada.


Flacidez

A flacidez muscular e de pele também contribuem para que piore o aspecto da celulite. Chamamos de celulite flácida estes casos.


GRAUS DE CELULITE

A celulite atinge 90% das brasileiras e é categorizada também em seus graus de comprometimento. Conforme maior o grau mais dor o paciente sente, pois o aumento de volume leva a compressão dos nervos, e também dos vasos, proporcionando menor aporte de nutrientes e oxigênio, e por este fator também notamos que a área é mais fria do que outras partes do corpo. O grau é medido de acordo com o tamanho das pregas das traves e a concordância entre o tamanho de todas.


COMO PREVENIR E CUIDAR

Uma alimentação balanceada, o controle de peso, ingerir bastante água e a atividade física melhora muito o quadro da celulite uma vez que reduz a quantidade de gordura armazenada e melhora a drenagem do tecido. Alguns chás diuréticos e estimulantes de metabolismo podem ser associados à alimentação para potencializar os resultados.


Além deste temos alguns cremes com promessas de melhorar a celulite. Fica a dica que os cosméticos são interessantes como coadjuvantes, pois não tem potencial grande de reversão dos casos e funciona dando condição para que o organismo tenha um desempenho melhor.


A pílula anticoncepcional é muito comentada no quesito celulite e tem sim potencial de piorar os quadros, pois nota-se um aumento expressivo no acumulo de retenção de liquido.

Particularmente noto um aumento muito grande de celulite nas mulheres levando em consideração as décadas e evolução. Podemos associar ao aumento de uso de hormônios e agrotóxicos, dentre todas as evoluções do setor alimentício de industrializados e hábitos alimentares.


QUAIS SÃO OS MELHORES TRATAMENTOS ESTÉTICOS

A estética busca constantemente soluções eficazes no tratamento de celulite e atualmente dispomos de uma gama enorme de tratamentos. Devemos lembrar que a fase mais importante o tratamento é a avaliação, pois mesmo que a clinica tenha ótimos tratamentos e equipamentos, se o profissional fizer uma má avaliação ira te propor soluções que não trarão resultado.

Vou apresentar brevemente algumas opções de tratamento:


Power Shape: o mais queridinho e famoso de todos os tratamentos. Trata-se de um único equipamento que utiliza 3 terapias combinadas. O laser de baixa potencia atua nas células de gordura estimulando o metabolismo. Através do vácuo realiza massagem profunda no tecido modelando-o e alinhando as traves. Associa também os efeitos da radiofrequência que estimula a produção de colágeno na pele devolvendo sua firmeza.


Lipoescultura Gessada®: É um programa científico ortomolecular que trata as principais disfunções estéticas corporais, como todos os graus de celulite, destoxificação, flacidez e gordura localizada.


Mesoterapia – Enzimas: Tratamento baseia-se na aplicação direta de uma mescla de ativos lipolíticos na região para promover quebra de gordura localizada e celulite com efeitos surpreendentes.


Cellutec: É uma massagem efetuada com o aparelho, que produz ativação de todo sistema circulatório e linfático, atuando na redução das células adiposas e modelando o tecido.


Manthus: Ultrassom de grande superfície, utilizado no tratamento de gordura localizada e celulite pois atua diretamente quebrando as células que armazenam gordura, em processos de fibrose e drenando a região.


Corrente Russa: O equipamento age estimulando a musculatura. Este é o principal tratamento nos casos em que há flacidez muscular.


Radiofrequência – Hooke: A radiofrequência gera forte calor sob a camada mais profunda da pele causando estimulação do colágeno. Este é o principal tratamento para flacidez de pele.


Carboxiterapia: A carboxiterapia é um procedimento utilizado para o tratamento de estrias, celulite, gordura localizada e flacidez tissular. A técnica consiste em injetar gás carbônico para elevar os níveis no organismo a fim de aumentar o metabolismo.


Ilipo laser: O laser de baixa potencia vermelho promove ação de fotobiomodulação, aumentando a taxa metabólica, ativando o processo de queima de gordura.


Drenagem linfática: Técnica que atua diretamente sobre o sistema linfático, descongestionando os vasos linfáticos desintoxicando-os.







Endereço: Avenida Ipiranga 344, 81 D

Seg à Sex: 9h às 21h

Sábado: 10h às 15h (quinzenal)

 

 

Contato Clínica:

(11) 3257-4391

(11) 97346-9977

Ativo 4.png
Ativo 2.png

Contato para cursos:

(11) 94329-1357

Ativo 1.png