top of page

Sculptra: O segredo do rejuvenescimento


Olá pessoal, aqui é a Drª Alline Ortiz da Clinic e hoje eu vou esclarecer pra vocês TUDO sobre os os Bioestimuladores de Colágeno.


A partir dos 25 anos de idade as nossas células de colágeno, que são os fibroblastos, vão ficando inativas e com isso vamos tendo um envelhecimento dérmico sucessivo da nossa pele, perdendo cerca de 1% de colágeno ao ano. Dessa forma, começamos a ter um derretimento facial que nada mais são que os nossos coxins de gordura cedendo, com isso ficamos com flacidez, sulcos, ptose tecidual, linha do bigode mais marcada, aparecimento dos jowls (bochechas de buldogue) e o expossoma epitelial vai envelhecendo o fibroblasto que é o maior órgão do nosso corp e nossa barreira de proteção: a pele.

Para proteger a nossa pele é necessário manter alguns cuidados com os raios solares, tabaco, temperatura, poluição, stress, sono e alimentação. Fazer o uso de protetor solar e higienização diária da pele para não haver o entupimento da capa córnea.


E o que fazer ao se deparar com o derretimento facial e corporal? É hora de entrar com os Bioestimuladores de Colágeno para a reestruturação dérmica, espessamento da pele, renovação celular, ganho de elasticidade, tonicidade da pele e tratamento de flacidez.


Atualmente no mercado temos 3 tipos : Ácido PoliLático (PLLA), hidroxiapatita de cálcio (CaHA) e o policaprolactona (PCL).


Os Bioestimuladores de Colágeno surgiram na década de 80 com o PLLA para o tratamento de pacientes com HIV, com o nome comercial Sculptra (Ácido Poli-L-lático ou PLLA) da empresa Galderma. Mas afinal o que é PLLA? É um polímero sintético, criado em laboratório biocompatível e biodegradável em 2004, aprovado pela FDA para lipoatrofia facial e em 2009 aprovado para fins estéticos, é um pó liofilizado com 150mg após diluído com água para injeção e é aplicado em camada subcutânea, onde a partícula causa um processo inflamatório controlado e é fagocitada pela nossa célula de defesa, o macrofago, onde uma cápsula é formada em suas microesferas e de 2 a 6 meses tem seu pico de ação. Após esse período, seu pico vai caindo sucessivamente com durabilidade de 18 a 24 meses.


Em 2006 foi lançada a hidroxiapatita de cálcio (caHa) com nome comercial Radiesse. O Radiesse é um composto sintético aprovado pela FDA em 2009 para fins estéticos, biocompatível e biodegradável com substância que o nosso próprio corpo produz e que está presente no nosso organismo como ossos e dentes. O Radiesse pode ser usado puro como preenchedor ou diluído como bioestimulador. E é comercializado pronto para uso com durabilidade de 18 a 24 meses.


Os resultados dos Bioestimuladores de Colágeno são imediatos?


Não. Chamamos de ciclo do queratinócito, a nossa pele se divide em várias camadas.Começando na hipoderme, que é o subcutâneo, ele é um reservatório energético e de sustentação onde tem muitas células adipócitas de gordura, sendo o melhor lugar para aplicar mesclas de hidratação, skinboosters e os bioestimuladores. Este reservatório de gordura age como uma esponja, uma piscina para os fibroblastos acima que vem na derme.

A derme é onde fica nossa principal célula responsável pela produção de colágeno, o fibroblasto, aqui encontramos muita vascularização e bastante enervação, acima da epiderme que é nossa camada externa de proteção. De uma maneira mais técnica, o ciclo do queratinócito nasce na camada basal com bastante água e núcleo, vai subindo camada, perdendo água e ganhando queratina, lipídios, e ácidos graxos. Chegando até a última camada sem núcleo, seu nome vira corneócito. Esse processo dura de 28 a 56 dias (1 a 2 meses). Sendo assim, é possível ver o resultado dos Bioestimuladores de Colágeno a partir do primeiro mês, pelo ciclo do queratinócito.


As camadas da pele na prática:


Nossa pele se divide em Epiderme (camada externa ou camada de proteção), com 0.6 - 0.16mm, queratinocito célula base, subdivido por camada córnea, camada lúcida, camada granulosa, camada espinhosa e camada basal (dividindo o de fora para dentro).Derme (onde encontramos os fibroblastos) , com muita vascularização e bastante inervação. E a derme profunda, hipoderme ou subcutâneo(coxins de gordura, compartimento de gordura) com muitas células adipócitas, reservatório energético e sustentação. E Substância fundamental amorfa (vitaminas, minerais, água, glicosaminoglicanos, ácido hialurônico e proteoglicanos)


Agora que sabemos que a nossa principal célula que produz colágeno é o fibroblasto e que ele possui um núcleo grande e citoplasma amplo, eles se unem um no outro como uma malha, uma teia, uma fibra de colágeno, e com isso traz elasticidade (como um lençol esticado) que quando ao perder colágeno pode-se ver a formação das rugas estáticas.


O que é colágeno?


O colágeno é uma proteína, uma sequência de aminoácidos, o fibroblasto produz 26 tipos de colágeno. Os mais importantes são do tipo 1 e 3 que formam a elastina que precisamos estimular para não ficar inativo e sim com fibroblasto ativo.


Os Bioestimuladores de Colágeno vistos no mercado são:

Ácido Poli-L-lático (PLLA): Sculptra, Rennova Elleva, PHD

Hidroxiapatita de cálcio (caHa): Radiesse, Rennova Diamond, Biometil Brocrystal, Victalab Policaprolactona (PCL): Ellansé.


Quantas sessões de Bioestimuladores de Colágeno são indicadas?


É importante lembrar que cada ser humano tem características anatômicas e fisiológicas únicas, por isso, a avaliação torna-se indispensável antes de fazer qualquer indicação. Quando não há um grande grau de flacidez, recomenda-se:

Preventivo 25 a 30 anos - 1 sessão a cada 2 anos

Terapêutico 30 a 50 anos - 2 sessões, 1 sessão (esperar 90 dias para a próxima sessão).

Terapêutico após 50 anos - 3 sessões intervalo de 3 meses

ou pode-se indicar 1 sessão por década de idade com manutenção anual ou a cada 2 anos.

Já para pessoas com alto grau de flacidez ou que vão associar os Bioestimuladores de Colágeno com técnicas de subincisão de 3 a 5 sessões intervalo de 30 dias.


Subcision ou Subcisão, associamos com os Bioestimuladores de Colágeno com o uso de agulha ou cânula para quebra do tecido fibroso, para tratamentos de cicatriz de acne, celulite, fibrose e outros.


Como preparação da pele antes da aplicação dos Bioestimuladores de Colágeno e para manutenção do tecido indicamos as mesclas de hidratação e skinbooster, para hidratação e reposição de água na derme.


Brevemente, Skinbooster é uma marca da empresa Galderma, da linha Restylane, popularmente chamamos as mesclas de hidratação usadas na mesoterapia de Skinbooster assim como popularmente chamamos Toxina Botulínica de "Botox", com baixa reticulação existem em duas apresentações pela Restylane Vital e Vital Light.

Outras opções no mercado com baixa reticulação: Rennova skin, Juvederm Volite.

E sem reticulação: O mais conhecido do mercado NCTF 135 rico em substâncias fundamentais amorfa com AH + 55 ativos, seu "genérico" Biometil 135 e o novo lançamento do mercado PHD 160.


Os com baixa reticulação não tem poder de preencher como um preenchedor de ácido hialurônico reticulado porém deve ser evitado em áreas que não se quer causar uma pequena volumização e introduzidos com cânulas na hipoderme ou derme profunda, já os sem reticulação podemos fazer aplicações em pápulas em todo o rosto na derme assim como as mesclas de hidratações usadas na mesoterapia. Como sugestão de mescla de hidratação manipulada: ácido hialurônico, colágeno, silício, vitamina C entre outros ativos. Sugestão de protocolo 3 sessões, intervalo de 30 dias, após manutenção anual.


Outro produto no mercado é o Profhilo que é um Biomodelador com ácido hialurônico puro sem reticulação livre de BDDE.

Uma outra opção temos o HarmonyCa que seria a mistura de Hidroxiapatita de cálcio (CaHa) bioestimulador de colágeno com ácido hialurônico reticulado.


Assim encerramos nossa imersão em bioestimuladores a fonte da juventude.





CLIQUE NO BOTÃO E CONVERSE COM NOSSA ESPECIALISTA PELO WHATSAPP >>>









SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC

A Clinic é especializada em harmonização facial: toxina botulínica, preenchimento, fios de sustentação e bioestimuladores de colágeno; e harmonização corporal: aumento/preenchimento de glúteo, gordura localizada e estrias. Temos mais de 15 anos de experiência e nos orgulhamos de nossas avaliações no Google e Facebook 5 estrelas.

Nossa cultura é valorizar a sua beleza natural com procedimentos de alto impacto e preço justo.

Clinica de Estética avançada em São Paulo - Centro

Responsável técnico: Dra. Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista, Biomédica esteta, Docente de cursos, Palestrante sobre saúde e autoestima, Escritora de colunas para revistas de estética, CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética.


467 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cuidados com a aplicação de fios de sustentação

Os fios de sustentação são uma revolução na estética, e possuem diversos benefícios, sendo eles desenvolvidos para reduzir de forma promissora a flacidez tissular (pele) e são elementos chaves para a

bottom of page