top of page

Rotina de skincare pra fazer em casa passo a passo


Adotar a rotina de skincare pode ser bem mais simples do que você imagina porem, é importante manter uma rotina de cuidados básicos que requer o conhecimento das particularidades da sua pele, pois isso deve ser levado em consideração. Para isso, é imprescindível entender qual o seu tipo de pele e as necessidades do seu rosto, como por exemplo, tratamento de oleosidade, ressecamento ou sensibilidade.

É a partir dessa compreensão que você poderá escolher o tipo de produtos que vão trazer resultados esperado para sua pele. É preciso ter em mente que na hora de montar uma rotina de cuidados com a pele, inclusive a rotina de skincare dia e noite, é necessário incluir os passos de limpeza facial, hidratação e proteção solar. Esses são os cuidados essenciais diários que sua pele necessita.


Tipos de pele

Conhecer o seu tipo de pele e entender suas necessidades é fundamental para montar uma rotina adequada. Pensando nisso, separamos algumas informações dos tipos de pele para você identificar as características do seu rosto.

Pele oleosa: oleosidade excessiva, sensação de peso e brilho extremo, falta de frescor, poros mais abertos. Predisposição a ter cravos ou acne.

Pele seca: repuxada, sem brilho, em alguns casos pode apresentar vermelhidão ou descamação.

Pele mista: oleosa na testa, nariz e queixo (zona T) e seca em algumas outras regiões do rosto.

Pele sensível: pode ser sensível por natureza ou por alguma alergia. Tende a apresentar manchas, vermelhidão, coceira e descamação.

Além desses tipos de pele, tem-se também a pele madura, caracterizada assim por conter rugas e linhas de expressão.


O que é rotina de skincare?

Ter a pele boa não é apenas uma questão de DNA. Seus hábitos e cuidados diários estão diretamente relacionados à aparência dela. O termo skincare significa, literalmente, cuidados com a pele. Ou seja, uma rotina de skincare nada mais é do que tudo aquilo que você faz com frequência para cuidar da cútis. Isso vem sendo usada no Brasil e outros países para denominar a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele de manhã e à noite.


Passo a passo de uma rotina de skincare correta:

1. Lave o rosto: Em primeiro lugar, limpe profundamente o rosto.

2. Finalize a limpeza com uma água micelar: Para garantir um rosto totalmente limpo, opte pelo “double cleansing”, ou seja, dupla limpeza! Depois de lavar, passe um algodão embebido em solução micelar na face até remover completamente todas as impurezas.

3. Hidratação é essencial: “Mesmo pele oleosas precisam de hidratação, mas para cada pele, existe um hidratante ideal!”. Depois de lavar o rosto, aplique um hidratante leve, como um sérum, em toda a face.

4. Agora é hora de aplicar o tratamento: Depois da hidratação, vale aplicar um dermocosmético de tratamento, seja ele para acne, rugas, manchas ou outra condição. Os produtos para tratamento de acordo com seu tipo de pele, características da sua pele e o que você busca.

5. Por fim, aplique o seu protetor solar.

Algumas opções na rotina de skincare é tratamento com óleo essencial, que inclui:

· Pele oleosa: o óleo essencial de melaleuca é muito indicado para peles oleosas e acneicas devido à sua ação fungicida, antibacteriana, antisséptica e cicatrizante;

· Pele seca e sensível: óleo essencial de lavanda, devido à sua ação anti-inflamatória e que promove a regeneração celular;

· Pele madura: óleo essencial de olíbano, devido à ação antioxidante, hidratante e de regeneração da célula.

Eles possuem diversos benefícios como sua grande ajuda na absorção de cremes pela nossa pele. Além disso, os óleos têm componentes com ação calmante, cicatrizante, clareadora, rejuvenescedora e podem ser usados em todos os tipos de pele. Entretanto, apesar de os óleos serem perfeitos para turbinar a rotina de skincare, é necessário saber diferenciá-los.

Há os óleos essenciais, que precisam ser diluídos em cremes hidratantes ou outro veículo, como óleo vegetal de amêndoas ou de coco, para então ser aplicado sobre a pele.

Mesmo com essa diferenciação, todos possuem princípios ativos que hidratam a pele, melhoram a textura e aumentam a retenção de água sobre a pele. Podem ser utilizados na rotina da manhã, antes do hidratante com filtro solar, e na rotina da noite, antes do sérum.

· Confira alguns óleos essenciais que podes ser inseridos na sua rotina de skincare:

Óleos para pele seca: óleos de Lavanda, Rosa Mosqueta, Óleo de Palmarosa e Óleo de Gerânio. Todos são utilizados para diversos tratamentos, já que possuem ação calmante, cicatrizante, clareadora, rejuvenescedora, anti-oleosidade e antisséptica.

Pele oleosa: Neste caso, os mais indicados são óleos essenciais como Tea Tree (Melaleuca), óleo de Esqualano e o óleo de Jojoba. Contudo, vale lembrar que eles precisam ser diluídos em cremes ou outros veículos.

Para queimaduras, cortes e feridas: A indicação para quem quer melhorar o aspecto da pele é o óleo de lavanda, que entre seus benefícios estão o equilíbrio da oleosidade, sendo indicado inclusive para peles acneicas. Também possui propriedades tônica, anti-inflamatória e adstringente e serve para todos os tipos de pele.

Antifúngico, anti-inflamatório e antibacteriano: Indicado também para peles acneicas, o óleo de calêndula ajuda a melhorar a aparência geral da pele, promovendo hidratação e firmeza.

Hidratação e combate a rugas: Para quem quer deixar a pele hidrata e se livrar das rugas, a dica é o óleo de palmarosa. Afinal, ele ajuda a clarear manchas, combate dermatites, rugas e flacidez e podem ser utilizados todos os tipos de pele.

Analgésico e anti-inflamatório: As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias são indicadas principalmente para quem possui problemas com acne e psoríase ou ainda para quem possui a pele sensível. Nesse sentido, a indicação é o óleo de Camomila, já que é acalma a cútis.

Combate à caspa e oleosidade: Indicado para os cabelos, o óleo de sálvia também serve para o excesso de sebo na pele. Ele ajuda a controlar a acne e melhora a aparência de rugas na pele madura, pois age como regenerador celular.

Importante! “Rotinas que contemplam a esfoliação química não devem ser realizadas junto com qualquer esfoliação física, pois podem romper a barreira da pele, deixando entrar toxinas e resíduos capazes de causar alergia e irritação”.

Dica: O Skindrops Filler da CARE Natural Beauty é uma opção vegana, natural e que tem na composição óleo essencial de alecrim e de lavanda, em conjunto com EPS Seafill e Linefill 3%. O sérum apresenta efeito hidratante e preenchedor, com redução dos sinais de envelhecimento facial e aumento da firmeza da pele.

É importante ressaltar a importância da escolha minuciosa dos produtos e de seus ingredientes, que devem ser adequados ao seu tipo de pele. Antes de montar a sua rotina de skincare, não deixe de consultar um dermatologista.







CLIQUE NO BOTÃO E CONVERSE COM NOSSA ESPECIALISTA PELO WHATSAPP >>>









SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC

A Clinic é especializada em harmonização facial: toxina botulínica, preenchimento, fios de sustentação e bioestimuladores de colágeno; e harmonização corporal: aumento/preenchimento de glúteo, gordura localizada e estrias. Temos mais de 15 anos de experiência e nos orgulhamos de nossas avaliações no Google e Facebook 5 estrelas.

Nossa cultura é valorizar a sua beleza natural com procedimentos de alto impacto e preço justo.

Clinica de Estética avançada em São Paulo - Centro

Responsável técnico: Dra. Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista, Biomédica esteta, Docente de cursos, Palestrante sobre saúde e autoestima, Escritora de colunas para revistas de estética, CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética.


215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page