top of page

Drenagem linfática funciona!

Atualizado: 2 de set. de 2020




Se você gosta minimamente de estética já deve ter ouvido falar em drenagem linfática não é mesmo?!


Vamos conhecer profundamente um pouco mais sobre ela!


Nosso organismo é formado por uma rede vascular que leva e traz o sangue carregado de hemácias com oxigênio e gás carbônico. Alem desse sistema extremamente importante pro nosso organismo, há o sistema linfático. Este por sua vez é responsável por captar o liquido que fica entremeado nos tecidos do corpo e levá-lo para que seja processado pelo sistema imunológico e complete seu ciclo no urinário.


Após uma explicação mais fisiológica, entendemos que o sistema linfático capta o liquido e toxinas que estão por todo nosso corpo para que possa ser eliminado.


Esse sistema linfático encontra-se em todo nosso corpo em níveis mais superficiais e profundos, e funcionam ou deveria, plenamente durante toda nossa vida.


O bom funcionamento do sistema linfático esta entretanto ligado a diversos fatores como Hobbies e rotina. Hábitos saudáveis, ingestão de água, exercício físico e uma alimentação balanceada em sódio garantem o bom desempenho do mesmo. Alguns fatores são mais difíceis de lidar como por exemplo a interferência dos hormônios femininos no período da TPM ou gestação, e pós cirurgias. Para quem está passando por este período, ou possui um sistema linfático que não esta a pleno funcionamento a drenagem linfática é uma excelente alternativa de tratamento.


É um dos recursos estéticos mais antigos e um dos mais estudados cientificamente. Devido a isso, é muito recomendado por médicos de diversas áreas.


Para que serve:


A drenagem tem por objetivo estimular a melhoria do funcionamento do sistema linfático, e como subproduto temos uma melhoria de diversos aspectos esteticos como:


Sensação de bem estar;

Alivio de dores, especialmente nas pernas;

Redução de medidas;

Redução de peso;

Melhora no aspecto da celulite;

Atuação no pós cirúrgico.


O mito da drenagem linfática é que ela trabalha para redução de gordura localizada. Veja, que o procedimento não atua em tecido adiposo de nenhuma maneira a não ser a eliminação do liquido. Portanto quando sua esteticista te informa que diminui a gordurinha desconfie, pois isso não ocorre! Alguns profissionais informam ate mesmo que você pode ver gordura sair no xixi após uma boa drenagem, e isso não passa de mito uma vez que o sistema urinário nem processa gordura.


No aspecto de emagrecimento e redução de medidas, consideramos o efeito da drenagem positivo pela redução do edema no tecido. E em casos de celulite a drenagem é altamente recomendada quando é do tipo edemaciada.


Drenagem dói?


A drenagem é uma massagem superficial que não causa dor. Entretanto no pós cirúrgico ou quando o cliente tem inflamação presente no tecido, como em casos de celulite em grau avançado, ele pode sentir um certo desconforto.


Para realizar a drenagem usamos ou não cremes deslizantes dependendo da técnica que o profissional realiza. Aqui na Clinic trabalhamos com creme especifico para massagens em drenagens comum e no método Renata França, e não utilizamos nada em caso de pós cirúrgico.


Drenagem método Renata França


Chegamos então no ponto mais esperado do texto, a drenagem método Renata França. A queridinha do momento e conhecida pelos famosos que realiza, é uma técnica de drenagem de tecido profundo. Com ela notamos um resultado imediatamente após o procedimento, pois ela reduz a circunferência da parte em que está sendo aplicada. A sessão dura cerca de 1 hora e é realizada no corpo todo. Seu diferencial é a pressão aplicada para produzir o efeito e a sequencia de manobras exercidas.


Quanto custa


A drenagem varia entre 70 a 200 reais, dependendo da clinica e do método.


Aqui na Clinic nossa drenagem é realizada em sala climatizada, com manta térmica, luz de cromoterapia e em muitos casos aplicamos a terapia de óleos essenciais na sessão.




Para saber mais sobre o procedimento, clique aqui e agende uma avaliação gratuita com nossas especialistas.




365 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page